Palestra de Social Mining para Métricas no InterCon 2012 com Vitor Franchito e Rafael Novello

Social Mining para Métricas: Extraindo dados direto da fonte

Palestra de Social Mining para Métricas no InterCon 2012 com Vitor Franchito e Rafael NovelloNessa última sexta-feira (26/10) fiz a minha primeira palestra em um grande evento, o iMasters InterCon 2012, que aconteceu no hotel Unique em São Paulo. O Rafael Novello, desenvolvedor da digital cube, e eu fomos convidados pelo Leo Naressi para falar sobre Social Mining para Métricas.

O InterCon é o maior congresso técnico para os profissionais de internet da América Latina e conta com quatro áreas:

 

  • Criação & Apps: indo muito além da criação de apps, neste palco se falava sobre inovações e tendências;
  • Social Media Meeting: aqui era o espaço onde se encontravam os especialistas em mídias sociais para falar sobre o assunto;
  • Conferência de Métricas: métricas, métricas, métricas! Nesta área o foco era ferramentas, técnicas e métricas para análise;
  • Hackaton Intercon: o espacinho onde “os nerd pira”. Ali cada um (ou cada grupo) desenvolve um projeto durante 6 horas seguidas em uma competição.

Temos muitas ferramentas de monitoramento por aí, mas as necessidades dos analistas de métricas caminham na velocidade de um tuíte e há casos em que as suas especificidades fazem com que elas fiquem no fim da fila dos desenvolvedores das soluções atuais, que dão preferência para as questões mais abrangentes, por uma lógica de negócios.

Mas o que ainda não existe sempre pode ser inventado. Pensando em ilustrar isso, nós fizemos a nossa apresentação trazendo as necessidades de um analista de métricas e como um desenvolvedor poderia ajudar na solução.

Neste dia quisemos mostrar que em alguns casos damos tanta importância para os números de likes, RTs, shares, etc., que às vezes esquecemos quem estão por trás destas métricas: pessoas. Seja você, eu, o vizinho, o primo do amigo do seu sobrinho, ou até mesmo o gato da vizinha que já tem uma Fanpage desde que nasceu, é importante entender quem está compondo todos estes dados que estão nas suas análises.

Abaixo você pode ver o vídeo e os slides da nossa apresentação.




No blog do Novello tem um post que dá uma abordada nos assuntos técnicos da nossa conversa.

Qualquer dúvida, sugestão, ideia ou discussão, é só comentar. 😉

0 comments on “Social Mining para Métricas: Extraindo dados direto da fonteAdd yours →

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *